A&C Contabilidade

profissional-liberal

Com novas oportunidades de mercado, o profissional que trabalha por conta própria tem cada vez mais se especializado. Assim, o profissional liberal se beneficia de novos empreendimentos. 

Os profissionais liberais podem ser desde médicos a sociólogos, podendo optar por trabalhar sozinho, abrir uma empresa ou ainda ser empregado CLT. Ou seja, tem muitas variações e algumas vantagens. 

Dessa maneira, este artigo vamos abordar o que é um profissional liberal e como ser um.

O que é um Profissional Liberal?

É uma pessoa que trabalha oferecendo seus serviços por conta própria. Eles obrigatoriamente devem possuir um nível universitário ou técnico. 

Vale ressaltar que, por ter uma autonomia no seu trabalho, eles próprios responsáveis pelo lucro e escassez do seu negócio.

Profissional autônomo x profissional Liberal

Um profissional autônomo trabalha por conta própria, mas não precisa necessariamente ter uma especialização. Da mesma forma, que não pode ter vínculo empregatício e tem a carga tributária menor. 

Contudo, um profissional liberal também trabalha por conta própria, mas precisa obrigatoriamente ter conhecimentos especializados sobre a categoria que atua.

Sendo assim, eles podem ter um vínculo empregatício, tendo a possibilidade de ganhar mais que um profissional de CLT.

Categorias de profissionais liberais

Os profissionais liberais são prestadores de serviços com conhecimento técnico sobre o assunto. Veja abaixo algumas categorias de profissionais liberais: 

  • Médicos;
  • Jornalistas;
  • Nutricionistas;
  • Contabilistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Psicólogos;
  • Fotógrafos;
  • Biólogos;
  • Administradores;
  • Advogados;
  • Arquitetos;
  • Escritores;
  • Engenheiros;
  • Professores;

Sendo assim, agora que você já sabe o que é um profissional liberal, é fundamental ir além. Conheça a seguir as principais vantagens e desvantagens da modalidade.

Vantagens de ser um Profissional Liberal

Como todo serviço autônomo, o profissional liberal tem uma flexibilidade de horário, sendo ele próprio que faz sua carga horária. E tem a possibilidade de ganhar mais que um regime CLT. 

Além disso, a principal vantagem dos profissionais liberais é não ter que depender de vagas do mercado de trabalho, pois pode ofertar seu serviço por conta própria.

Logo, eles não têm um chefe no seu comando, dando mais dinamismo ao seu trabalho.

E as desvantagens?

A desvantagem principal é não ter uma renda fixa, podendo ficar sem verba e prejudicar o financeiro do profissional.

Logo, essa desvantagem está muito ligada a pessoa ter que ser vendedor do seu serviço, ou seja, fazer o seu próprio marketing pessoal. 

Outro malefício é que esse profissional deve estar sempre se atualizando da sua categoria. Da mesma forma, identificar novas oportunidades de mercado.

Tributação para um Profissional Liberal

Para todo serviço oferecido por um profissional, é necessário contar com ajuda de um profissional de contabilidade para manter as informações e os controles financeiro em dia. 

Um profissional liberal deve pagar o Imposto de Renda, seja pessoa física ou pessoa jurídica, junto com INSS, PIS e ISS.

Além disso, é fundamental ressaltar que, se os profissionais liberais trabalhar como funcionários, o INSS é retido pela empresa.

Como se tornar um profissional liberal?

Para ser um profissional liberal é necessário estar com os documentos em dia e regulamento no Conselho Regional, tendo cumprindo as normas relativas a impostos e contribuição. 

O cadastro deve ser feito na Prefeitura do seu município, independentemente se a pessoa for um PJ ou um PF. Junto disso é necessário realizar um cadastro na Secretaria de Finanças para recolher o ISS (Imposto sobre Serviços). 

Depois dessa primeira etapa, é preciso registrar-se no Conselho de Classe. Pois, a sua profissão precisa ser verificada, junto com a habilitação feita pelo próprio profissional liberal.

Contudo, o profissional liberal pode se juntar a outros profissionais da mesma área a fim de criar uma associação, como por exemplo advogados. 

Dessa maneira, cerca de 20% da população brasileira estar trabalhando por conta própria de acordo com o IBGE. E com a nova legislação trabalhista o profissional liberal ter uma maior liberdade para exercer suas atividades. 

Se o profissional liberal tiver algum funcionário, o mesmo deve fornecer material necessário ao mesmo. Do mesmo modo, para uma sociedade individual e ainda recolher INSS e FGTS. 

Gostou? Tem alguma dúvida? 

Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco! 👇

📍 A A&C Contabilidade é uma empresa com mais de 40 anos de mercado, criando relacionamentos duradouros focados na qualidade do serviço e atendimento. 

Estamos sempre busca da tecnologia para melhorar nossos processos e dos clientes. Nossa missão é assessorar e ajudar o empreendedor a realizar o seu sonho na construção de uma empresa sólida e duradoura.

Além disso, não deixe de acessar o nosso blog para mais artigos como este!

O que é um profissional liberal e como ser um?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *