Um médico empreendedor pode trabalhar tanto como uma pessoa física, jurídica ou um profissional liberal, oferecendo seu trabalho de forma autônoma e de qualidade.
Às vezes, um dia confuso num hospital faz com que o médico reconsidere em ser uma pessoa física ou jurídica, sendo um grande diferencial da profissão.
Dessa maneira, este artigo vai abordar sobre o profissional da saúde ser pessoa física ou pessoa jurídica.
Médico como Pessoa física
Uma pessoa física é um ser humano desde do nascimento e até a morte. Um médico pode trabalhar com uma pessoa física sendo um profissional liberal, sendo cobrado pelos os impostos referentes a cada município.
Eles, geralmente, são o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer natureza (ISSQN).
Entretanto, o maior problema de um médico ser um a pessoa física prestadora de serviços é a tributação, que tende a ter uma alíquota alta.
Logo, as notas fiscais não são obrigatórias gerando dúvidas aos profissionais, que acabam declarando tudo.
Sendo que a pessoa física tem despesas com aluguel, IPTU e pagamentos de encargos trabalhistas e o material utilizado nas consultas.
Médico como Pessoa Jurídica
Ser um médico pessoa jurídica possibilita ao profissional abrir uma empresa e emitir notas fiscais usando o seu CNPJ.
Dessa forma, a tributação é calculada através do Lucro Presumido ou Simples Nacional.
Ou seja, no lucro presumido, é mais ou menos em torno 11,33% sobre o Imposto sobre o Serviço (ISS) pago à Prefeitura do município, além das alíquotas que variam de 2% a 5%.
E, no Simples Nacional, os impostos do médico PJ são pagos em uma única guia – DAS. Lembrando que o Simples tem vários anexos e o médico deve estar atento ao faturamento.
Como PJ, pode abrir uma empresa, o mesmo deve ficar atento aos tipos de categorias de empresa. Veja algumas:
Sociedade Simples
É uma sociedade em dois médicos que não tem um capital financeiro estável.
Sociedade Empresária LTDA
Os médicos devem ter cadastro na junta comercial e podem ter mais sócios. Lembrando que uns dos profissionais deve ser o médico responsável.
EIRELI Simples
Feita no cartório, obrigando o médico a integralizar 100 salários de capital social para iniciar a empresa.
EIRELI Empresária
Feita na Junta Comercial, seguindo as mesmas diretrizes do EIRELI Simples.
Dessa maneira, o médico deve analisar as melhores opções para sua profissão é aquela que melhor se encaixa no seu orçamento.
Lembrando que a opção mais vantajosa vai interferir no local que você reside, o faturamento médio e se haverá despesas com consultório em geral.
Vale ressaltar que o médico pode economizar ainda mais contratando um contador para te auxiliar nessas partes mais burocráticas do processo, e ainda melhorar o seu planejamento tributário para pagar menos impostos.
Desse modo, o contador vai ser um parceiro da sua profissão, deixando você e sua empresa em dia com a regularização do Governo.
Gostou? Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco! 👇
📍 A A&C Contabilidade é uma empresa com mais de 40 anos de mercado, criando relacionamentos duradouros focados na qualidade do serviço e atendimento.
Estamos sempre busca da tecnologia para melhorar nossos processos e dos clientes. Nossa missão é assessorar e ajudar o empreendedor a realizar o seu sonho na construção de uma empresa sólida e duradoura.
Além disso, acesse também o nosso blog e confira mais sobre os nossos conteúdos!