A&C Contabilidade

simples-nacional-para-medicos

Os profissionais que atuam na área da medicina, sejam de forma autônoma, sócios em consultórios ou são donos de clínicas médicas, precisam estar sempre atentos ao regime tributário que estão enquadrados. Como o Simples Nacional para médicos.

Em 2018, o simples nacional para médicos sofreu alterações como a inclusão de novas atividades, diminuição da receite, limite de faturamento e alterações no cálculo da alíquota. 

Sendo assim, é comum que os profissionais de medicina ainda possuem dúvidas sobre o Simples Nacional para Médicos.

Portanto, leia o nosso texto a seguir para entender um pouco mais sobre este assunto. Vamos lá?

O que é o Simples Nacional para Médicos?

O Simples Nacional é um dos regimes tributários mais adotados devido a unificação todos os impostos municipais, estaduais e federais. Desta maneira, este é um dos regimes tributários mais adotados pelas clínicas médicas do país.

Ele é conhecido por ser um dos regimes tributários mais simples de calcular e recolher os tributos mensais. Tendo sua alíquota pode variar de 4% a 33%, que poderá variar de acordo com o tipo de atividade e do faturamento bruto da clínica médica. 

Sendo assim, desde as alterações feitas em 2018, para que um consultório médico se enquadre no regime Simples Nacional, é preciso que sua receita bruta seja inferior a R$4,8 milhões anuais. Caso esse valor seja maior em determinado período, o empreendimento terá o enquadramento tributário alterado de forma automática. 

É fundamental lembrar que o Simples Nacional foi criado com intuito de facilitar o recolhimento de impostos para os pequenos e médios empreendedores, visando reduzir a burocracia desse processo e diminuir a sonegação fiscal por parte dos empreendedores. 

Fator R 

O fator R é conhecido como cálculo feito para entender em qual anexo do Simples Nacional as atividades realizadas pelos profissionais prestadores de serviços, podem se enquadrar. 

Ou seja, existem algumas atividades previamente descritas, que geram despesas e precisam ser calculadas de forma mensal.

Sendo assim, caso o valor das despesas, durante os 12 últimos meses, for superior à 28% de seu faturamento bruto, segundo o anexo III, a empresa terá a alíquota de 4%.

Já as empresas que tiverem suas despesas inferiores a 28%, serão enquadradas no anexo V e sua alíquota passará a ser de 15,5%.

Imposto sobre o faturamento bruto 

Para as clínicas médicas e consultórios que se enquadram no regime Simples Nacional, o grande fator que determina qual será o valor da carga tributária que sua a empresa irá pagar dependerá diretamente de seu faturamento durante o período.

E mesmo que a empresa não venha apresentando lucratividade, ainda será preciso efetuar o pagamento de seus impostos. Ao contrário das clínicas médicas que adotam o regime tributário Lucro Real, por exemplo, que possui sua base de cálculo sobre o seu lucro líquido. 

Principais vantagens do Simples Nacional para Médicos 2019

Toda as informações à respeito do Simples Nacional para Médicos podem acabar gerando muitas dúvidas. Desta maneira, preparamos para você, leitor, as principais vantagens deste regime tributário. Veja a seguir:

Cálculo e recolhimento 

Umas das principais vantagens do Simples Nacional, seja ele para médicos ou para as pequenas empresas em geral, é a realização de seu cálculo de forma prática e ágil, bem como o recolhimento de seus tributos feitos mensalmente. 

Uma vez que todo o cálculo de impostos é feito de forma automática, acessando o site do Simples Nacional.

Além disso, um outro fator importante, quando comparado aos demais regimes tributários, que precisam do apoio de uma contabilidade para a realização de sua base de cálculos, o Simples Nacional para Médicos não necessita, obrigatoriamente, que seja feito um alto investimento, uma vez que seu cálculo é feito de forma automática. 

Unificação de impostos 

Realizar o pagamento de imposto de forma correta pode ser uma atividade complexa, correto? Agora imagina realizar o cálculo e pagamento de oito tipos diferentes de impostos?  

Este processo burocrático se tornou mais simples por meio da unificação dos impostos federais, estaduais e municipais.

Dessa forma, por meio do Simples Nacional para Médicos, de forma simples, o empreendedor poderá ter o recolhimento de seus tributos em uma única guia, conhecido como Documento de arrecadação do simples, DAS.

Listamos para você quais são os impostos unificados por meio do Simples Nacional para médicos. Veja a seguir:

  • O Imposto sobre Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); 
  • Contribuição do PIS/Pasep; 
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); 
  • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Dispensado do INSS

O Simples Nacional para médicos, além de unificar o recolhimento de todos os impostos, também contribui para o processo de isenção do imposto de 20% sobre a folha de pagamento de uma clínica médica. 

Em resumo, todo profissional da área da saúde, optante pelo simples nacional, estará livre deste tipo de recolhimento, como também de todas as contribuições sociais listadas anteriormente. 

Possui dúvidas sobre o Simples Nacional para Médicos?

Mesmo após a leitura de nosso texto, você ainda possui dúvidas sobre o simples nacional para médicos?

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e receba todo o suporte sobre gestão tributária e fiscal. Prestamos assessoria, consultoria e suporte para assuntos diversos relacionados à área fiscal e tributária das empresas de setores variados.

Gostou deste conteúdo? Acesse agora mesmo nosso blog e fique por dentro de todas as nossas dicas.

Mudanças no Simples Nacional para Médicos: entenda agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *